quarta-feira, 29 de julho de 2020

Tiras Brasileiras / Autor: Luigi Rocco - 2020

Tiras Brasileiras - Autor: Luigi Rocco / Editora Laços - 2020

O cartunista e pesquisador Luigi Rocco está lançando o livro Tiras Brasileiras (formato 21 x 28 cm, 172 páginas, R$ 50,00), pela Editora Laços, com o objetivo de resgatar e apresentar tiras e autores que quase sumiram com o passar das décadas.
 Por enquanto, está à venda no site Estante Virtual. São 363 tiras por nome do personagem em forma de verbetes, com explicação de cada uma e pequena biografia de cada autor, como Gedeone Malagola, Ignacio Justo, Mauricio de Sousa e centenas de outros, muitos esquecidos pelo tempo.
 A maior parte do material vai de 1950 a 1980, mas inclui também trabalhos das décadas de 1920, 1930 e 1990. O foco principal do livro é a produção da era pré-internet.
 Devido ao seu caráter noticioso e à fragilidade de seu suporte, jornais e revistas, mensais ou semanais, são descartados assim que vai às bancas a próxima edição. E com isso, desaparecem também os quadrinhos nelas publicados. Salvo alguma coletânea ou livro impresso com esse material, por iniciativa das editoras ou dos próprios autores, a maioria dessas tiras acaba desaparecendo com seus veículos.
 Neste livro, Luigi Rocco busca resgatar algumas dessas histórias para que não caiam no completo esquecimento. O objeto principal são apenas os jornais diários, pois revistas e suplementos também estão contemplados. Estão presentes movimentos regionais de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e outros estados que se preocuparam em produzir material para seus periódicos e também distribuidoras de material jornalístico que incluíram as tiras de quadrinhos em seu portfólio.
 O Tico-Tico e A Gazetinha estão contidos aqui devido à sua raridade, fragilidade ou importância de seus autores. 
 Em 2019, o autor publicou Tiras Paulistas 1963-1968, um outro livro nos mesmos moldes, focado em tiras diárias brasileiras publicadas nos jornais A Nação, Diário Popular e Diário de S.Paulo no período de cinco anos na década de 1960.

Fonte: Universo HQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário