sábado, 21 de novembro de 2009

Contagem Regressiva para Abertura do 10º Salão de Humor de Caratinga

CARATINGA – A cidade vive a expectativa pela abertura do 10º Salão Internacional do Humor, na próxima sexta-feira, 27. A organização divulga na programação a inauguração da Gibiteca ‘Turma do Pererê” e a “Casa Ziraldo”, no número 15 da Avenida Benedito Valadares, antigo Banco Itaú O cartunista e escritor Ziraldo e o cantor Agnaldo Timóteo, o grande homenageado desta edição do evento, confirmaram presença. Está prevista ainda a participação dos amigos de Ziraldo, nos quais o artista inspirou os personagens da revistinha que dá nome à Gibiteca, Alan, Pedro Vieira, Galileu, Paulo Nogueira, Geraldinho e Moacir, das cidades de Brasília, Belo Horizonte, Itajubá (MG), Rio de Janeiro, Florianópolis, respectivamente. Trabalhos de artistas de 28 países, incluindo o Brasil, abrilhantam a exposição. Prevê-se novo recorde de visitação e muitas risadas por parte dos visitantes, que sempre marcam presença em grande número. O Salão de Humor tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, UNEC (Centro Universitário de Caratinga), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Viação Riodoce e o apoio da Prefeitura de Caratinga através da secretaria de Cultura, Esporte, lazer e Políticas para a Juventude, sob a responsabilidade do também escritor Juarez Gomes de Sá. A Câmara Municipal também apóia o evento. Para o cartunista Edra, organizador do evento, a grande expectativa deste ano gira em torno da inauguração da Gibiteca “Turma do Pererê” e principalmente pela apresentação do espaço da “Casa Ziraldo” que abrigará acervo do renomado escritor caratinguense, cedido pelo Banco Itaú. O trabalho de restauração ficou a cargo da prefeitura municipal, segundo Edra, prova do esforço do governo João Bosco em prol de melhorias e preservação da memória cultural de Caratinga.

Diário de Caratinga - 20/11/09

Gibiteca "Turma do Pererê" Será Inaugurada na Abertura do 10º Salão Internacional de Humor de Caratinga


domingo, 8 de novembro de 2009

Como Será

A Gibiteca “Turma do Pererê” será um espaço que objetivará o incentivo à leitura, principalmente de crianças e adolescentes. A intenção é despertar o interesse pelos escritos, através da linguagem prática e colorida encontrada nos textos curtos dos quadrinhos. O local abrigará grande variedade de quadrinhos que receberão tratamento apropriado, incluindo a conservação de exemplares considerados raros e divulgação de outros considerados de publicação recente. Será uma referencia na órbita cultural, pois é a primeira exclusivamente dedica às obras de Ziraldo.

Na intenção de formar vínculo do público alvo com este espaço, a Gibiteca “Turma do Pererê” funcionará como um "clubinho", onde cada membro se filiará através da doação um livro ou gibi e em troca receberá uma "carteirinha", nada pagando para freqüentar a mesma.
Além dos gibis, existirá no local um espaço de leitura, com livros diversos (infantis, literatura, pesquisas, etc.), onde as crianças e adolescentes terão oportunidade aprofundar seu interesse e desenvolver pesquisas escolares, consolidando o prazer pela leitura.
O ambiente que funcionará em espaço amplo e contará com o apoio da comunidade e artistas de vária spartes do país através de doações recebidas em campanhas promovidas nos dias de realização do “Salão Internacional de Humor de Caratinga”.
Semanalmente se realizará Cirandas de Leitura e Oficinas de Redação, que contribuirão para o enriquecimento das atividades educacionais das crianças.
A Gibiteca será mantida pela Associação Estação Cultural de Caratinga e não possuirá funcionários, porém deverá contar com o apoio da Prefeitura Municipal, Associações Comerciais Locais, e das Faculdades existentes no município, que poderão colocar à disposição, estagiários bolsistas, que trabalharão por meio período em troca de uma bolsa de estudo.
Os acadêmicos de diferentes cursos (letras, psicologia, pedagogia, matemática, assistência social e comunicação social) desenvolverão atividades de reforço escolar, incentivo à leitura, dinâmica de grupo, organização de livros, etc. Dessa maneira um ciclo será fechado através da interação da comunidade no desenvolvimento de seus próprios membros em cooperação mútua.



Revista "A Turma do Pererê" Nº 1 - Segunda Fase

Acervo pessoal do cartinista Edra